Lineart, em inglês, a arte da linha, também chamado de arte final, é quando você utilizar a linha para uma etapa ou para finalizar - ser o acabamento - do seu desenho.
| Exemplos de arte final com os materiais utilizados. |
Uma arte final, é você trabalha a linha no seu desenho, trabalhando o peso da linha, uma linha sem peso é só um contorno.
Claro, a estilos que trabalham com um só estilo de linha - em uma ou três espessuras fixas utilizadas em áreas especificas, cartoons por exemplo, porém temos o estilo de desenho que se usar somente a linha e a rachura - exemplo nos mangás japoneses, onde a espessura da linha varia em todo desenho, como:
- o contorno geral do desenho ser mais grosso que os elementos de dentro;
- onde elementos do desenho que estão mais próximos do espectador tem linhas mais grossas, enquanto que nos elementos mais distantes é utilizado linhas finas.
- variação de luz e sombra, onde as áreas de sombra são traços mais grossos e nas áreas de luz linhas mais finas e em certos efeitos se deixa até falhado a linha na área mais iluminada.
Veja os exemplos abaixo:
| Exemplo 01 - Caneta esferográfica da Compactor. |
Agora vamos para uma opinião/experiência pessoal: Eu não gosto de fazer lineart, MAS...
Assim é, eu não gosto de lineart, mas bem, eu não gosto da ideia de fazer lineart, o pensamento de passar por essa etapa do desenho me dar um desanimo, um cansaço, é quase cômico o quanto eu detesto essa etapa do meu processo de produção artística, mesmo me entretendo enquanto o faço.
Sim, eu não gosto da etapa, mesmo me dedicando e me entretendo de forma dedicada a realiza-la até que fique do meu agrado, podendo até dedica 1 a 4 horas - dependendo do desenho - da arte final.
Então, é gosta do processo sem gosta da etapa, e vamos em frente.
Abaixo terá mais alguns exemplos:
| Exemplos com outros tipos de canetas e cores. |
Espero que tenha gostado do post, me siga no Youtube e no Instagram, e até a próxima, tchau.
#Lineart #ArteFinal #ArteDaLinha
Comentários
Postar um comentário